Kelp: um suplemento para o teu metabolismo
Com certeza mais que alguma vez escutaste falar do suplemento Kelp, pois é um tipo de algas, as quais ajudam a manter o teu metabolismo em boa condição
Índice
O que são as Algas Kelp?
As Kelp (conhecidas na Europa como “Algivit”) são umas algas que crescem em zonas pouco profundas no litoral da Patagónia, com cor escura, de estrutura plana e alargada. Trata-se de uma fonte de Iodo natural.
Para que servem as Algas Kelp?
Este tipo de alga, como qualquer outro tipo, sabe a mar, isto é devido ao seu alto conteúdo em vitaminas, minerais como o iodo (regula a glândula tiroidea) e o cálcio (ajuda a ter uns ossos fortes), oligoelementos e também outros nutrientes como fibra, ideal para combater a prisão de ventre e manter o corpo livre de toxinas e substancias nocivas.
Composição do Kelp
Kelp contém aproximádamente 30 minerais, sendo uma fonte rica em iodo, cálcio, sulfuro e silício. Além disso podemos encontrar outros minerais como o fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio, cloro, cobre, zinco, mangánesio, e boro, entre outros.
Entre as vitaminas que aportar o Kelp estão a vitamina C, E, D, K e o complexo B.
Estes elementos são essenciais para o corpo, já que formam parte dos ossos, dentes, músculos, sangue, tecidos brandos e células nervosas, além de atuar como catalizadores de muitas reacões do corpo, e são importantes para a produção de hormonas
Kelp devido a sua alta concentração em micronutrientes recomenda-se para aquelas pessoas que presentam algum tipo de deficiência
Propriedades Algas Kelp
- Uma grande fonte de minerais (sobre tudo cálcio e iodo) e oligoelementos
- Ideais para controlar o colesterol
- Ajudam a controlar o peso e melhorar nosso metabolismo
- Ajudam a combater o stress e a fatiga
- Ideais para combater o bocio pois são muito ricas em iodo
- Limpam e purificam as artérias
- Fortalece as unhas e o cabelo
- São efectivas, usando como emplastro, para o tratamento do acné e os pontos pretos
- Regulam o funcionamento da glândula tiroides
- Protegem contra os efeitos das radiações e os metais pesados
- Reduzem as flatulências
- Ao conter muita fibra combatem a prisão de ventre
Para que estão indicadas as Algas Kelp
Ao ser um excelente suplemento alimentar baseado no efeito combinado dos minerais, vitaminas e aminoácidos, demonstraram que tem efeitos muito positivos nos seguintes transtornos metabólicos:
- Artrite
- Reumatismo
- Caimbrãs
- Depressões
- Stress
- Fatiga
- Constipado
- Alopecia
- Unhas quebradiças
- Esterilidade prematura
- Psoriase
- Anemía
O Kelp também ajuda a reduzir os níveis de colesterol bloqueando a absorção do ácido bílico.
O efeito diurético que possui é beneficioso para a bexiga irritada, já que ajuda a eliminar as baterias ruins, e claro reduzir a retenção de líquidos.
O Kelp ajuda reduzir a inflamação de tecidos além disso alivia e reduz os sintomas do reumatismo e artrite reumatoide. Possui um campo de ação para reduzir os problemas derivados da hiperplasia benigna da próstata nos homens e também usa para fortalecer as unhas, prevenir a perda do cabelo e regenera o cabelo se o folículo ainda está vivo.
Kelp e Tiroides
Em certas ocasiões, quando uma pessoa tem como objetivo perder peso e para isso ajusta ao milímetro tanto na dieta como no exercício, mais ainda assim não consegue, pode ser um caso de hipotiroidismo ou baixa actividade das glândula tiroides.
Dentro dos sintomas que costuma aparecer devido este não funcionamento encontram-se entre outros: fatiga, esquecimento e falta de concentração, perda do desejo sexual, impotência, irritabilidade, caída do cabelo, unhas e/ou dentes.
Em torno ao 80% de iodo no organismo o encontramos no tiroides e sua deficiência pode causar importantes consequenciais para a saúde.
Um dos maiores benefícios que aporta consumir Kelp é que pode tratar a função do tiroides, em concreto, combater o hipotiroidismo e de tal forma optimizar o metabolismo.
Para normalizar esta situação e continuar activar o tiroides que pode tomar o mineral iodo a partir de uma fonte tão pura e livre de contaminantes como o Kelp. O conteúdo deste mineral seria uma substituição da sal, especialmente se a pessoa padece de pressão arterial alta e deve reduzir o consumo de sódio.
Como regular a tiroides através do exercícioKelp para a Mulher
O Kelp é um excelente elemento para a saúde da mulher já que é rico em ferro, potássio e cálcio, pelo que particularmente resultara beneficioso durante a menstruação, o a gravidez e para as mães.
Contem uma grande quantidade de ácido fólico, essencial para o correto desenvolvimento do feto nas primeiras semanas de gravidez.
Kelp para a Pele
A Kelp pode prevenir a perda antecipada da elasticidade da pele graças das suas propriedades antioxidantes. Sua concentração em minerais como o cálcio, flúor e o magnésio em conjunto com as vitaminas A, C e E, serão clave para brindar uma pele radiante, permitindo a regeneração e reparação das células que constituem o tecido tópico.
Kelp ajuda para que a pele possa ter uma textura firme e aparentar um aspecto mais jovem durante mais tempo
Como tomar Kelp?
Dependendo da versão do suplemento que compremos podemos tomar de diferentes formas, se é em pó podes usar substituindo o sal comum colocando em cima das refeições, e se é em cápsulas tomando uma cápsula com o pequeno-almoço e/ou outra com a refeição principal.
Em investigações estima uma dose diária de 4,600 mg de Ascophyllum nodosum.
Suplementos de Kelp
Os suplementos de Kelp compõem basicamente de dois tipos de espécies destas algas marinhas:
- Laminaria digitata, e
- Ascophyllum nodosum
Esta última espécie é também um género de algas muito rico em ácido algínico (20/26%),além do iodo que comentamos antes que contém até 1200mg por kg de alga desidratada.
Contém outros componentes denominados florotaninos e ascophyllan, sendo este último o que presenta uma serie de propriedades imunoestimulantes que podem actuar como agentes antivíricos e combater infecciones.
Ao mesmo tempo é um anti-inflamatório natural
Dentro do catálogo da Dalipharma podemos encontrar suplementos de Kelp, fórmulas concentradas de minerais em estado natural (cálcio, iodo e sódio)Efeitos secundários por excesso de Kelp
- O excesso de iodo pode provocar um desequilibro da tiroides
- Além disso a sobre dose de iodo conduz a um aumento de acné
- Se as algas kelp colhem-se em una zona contaminada as algas kelp podem estar contaminados com arsénico, substancia que é mortal em altas dose. Importante comprar uma marca fiável
- Podes ser alérgico as algas kelp ou a qualquer ingrediente que contenha o suplemento, assim que para tomar deves ter claro as tuas alergias. Se ao tomar notas alguma reacción alérgica deixa de tomar imediatamente
- As Kelp é um anticoagulante, assim que não se deve tomar com aspirinas ou qualquer outro medicamento para reduzir a pressão arterial
Melhora a firmeza e textura da pele - 92%
Fortalecimento do cabelo - 95%
Fortalecimento das unhas - 88%
Redução da fatiga diária - 96%
Melhora a pressão sanguínea - 97%
Regulação do tiroides - 100%
Melhora do estado de ánimo - 97%
Redução dores da artrite - 92%