Propriedades medicinais do Cistus incanus
Entre as substâncias encontradas na planta estão polifenóis, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no organismo. Esse nutriente é a sua maior riqueza, também a mais evidente.
Além dos polifenóis, estão presentes na composição da planta propriedades antissépticas, antimicrobianas e antitumorais. Portanto é uma erva que pode ser usada na higienização de sistemas e áreas do organismo, no combate a doenças causadas por agentes nocivos e decorrentes de tumores.
Benefícios do Cistus incanus
Fortalece o sistema imunológico
O uso do Cistus incanus ajuda a fortalecer as defesas do corpo, principalmente no que diz respeito a doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.
Entre os principais problemas de saúde que o chá dessa planta consegue diminuir a incidência estão as gripes, garganta inflamada, rouquidão e tosse.
As propriedades da planta também diminuem o risco de contrair doenças de cunho infeccioso e inflamatório no geral. Além de prevenir, o uso do Cistus incanus ajuda no tratamento desse tipo de enfermidade.
Previne doenças na pele
O Cistus incanus tem um resultado bem evidente no tratamento de problemas epidérmicos, ou seja, aqueles que ocorrem na pele. Isso acontece devido a seus nutrientes serem capazes de eliminar micro-organismos que se alojam na pele e podem estar causando as doenças.
Micoses e infecções na pele são os principais problemas epidérmicos que podem ser tratados com auxílio das propriedades do Cistus incanus.
Higieniza boca e garganta
O consumo regular do chá de Cistus incanus é capaz de ocasionar uma boca mais limpa e higienizada. Quem o usa com esse objetivo consegue obter, em poucos dias, um hálito mais fresco e previne doenças bucais e na garganta.
Ajuda também na saúde bucal ao prevenir a deterioração dos dentes causada por bactérias. É indicado para pessoas que já tiveram problemas de cáries.
Ajudam o sistema urinário
O chá de Cistus incanus possui efeito diurético. Ajuda na eliminação de líquidos retidos e ajuda na eliminação, através da urina, de bactérias e impurezas presente no corpo.
Seu uso regular também ajuda no funcionamento da bexiga, promovendo uma melhora na qualidade da urina e no seu potencial de eliminar micro-organismos do organismo humano.
Previne doenças vias respiratórias e cardíacas
Além de ajudar na prevenção de doenças de cunho infeccioso e inflamatório, o Cistus incanus ajuda também na prevenção de doenças respiratórias e do coração. Além de prevenir, essa planta é conhecida como um reforçoimportante e eficiente no tratamento de doenças relacionadas a esse sistema.
Ajuda no tratamento de doenças gastrointestinais
Durante tratamentos de problemas de saúde que afetam o estômago e intestinos, o uso de Cistus incanus também pode reforçar o tratamento e acelerar a cura. Isso ocorre graças às propriedades da folha da planta, que ajudam no funcionamento gastrointestinal.
Prevenção de tumores
O chá do Cistus incanus é comprovadamente eficaz na prevenção de tumorese problemas de saúde decorrentes desse tipo de enfermidade. Por não ter contraindicações, é uma ótima opção para tratamentos de câncer e tumores em áreas de risco, como cérebro.
As propriedades da planta ajudam no fortalecimento imunológico destes pacientes, melhorando assim algumas respostas do corpo durante os tratamentos, que por vezes são agressivos.
O uso regular do Cistus incanus é recomendado para a prevenção do câncer com riscos hereditários, como o de mama e de próstata.
Receita do chá de Cistus incanus
Na forma de chá, essa erva pode ser usada para tratar doenças gastrointestinais e melhorar o hálito (
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas de Cistus incanus;
- 120 ml de água;
- 1 colher (de chá) de mel (opcional).
Modo de preparo
Lave bem as folhas da planta e espere secar. Isso vai eliminar possíveis microrganismos presentes nas superfícies da planta. Enquanto as folhas secam, ferva a água. Quando atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de Cistus incanus.
Tampe a panela e deixe a infusão abafar por 10 minutos. Em seguida, retire as folhas de dentro da mistura e leve o líquido a uma xícara. O ideal é consumi-lo dessa forma, mas você pode utilizar o mel para dar mais sabor e doçura.
Para reforçar o sistema imunológico durante tratamentos, o chá pode ser ingerido todos os dias. Uma vez por dia, até o fim do tratamento. Para prevenir doenças, o chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes na semana.
Outras maneiras de usar o Cistus incanus
Em caso de tratamento de micoses e doenças na pele, as folhas vaporizadas podem ser aplicadas diretamente sobre a região afetada.
Para quem toma o Cistus incanus em forma de cápsulas naturais, o ideal é tomar uma cápsula do remédio todas as manhãs.
Trato respiratorio superior: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19828122
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19828122
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30912576
Elimina virus: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4735868/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4735868/
Esta ficha é apenas informativa, não dispensando o conselho do seu médico ou técnico de saúde.
Todas as pessoas antes de tomarem um produto natural devem informar-se de que o mesmo está em consonância com o seu padrão genético (grupo sanguíneo) e, na dúvida, não tomem pois correm o risco de gastarem dinheiro e, pior que tudo, estarem a adoecer em vez de prevenirem ou tratarem.
Para qualquer esclarecimento adicional contacte: Telef.: +351 965 372 338 ou mail: paulojsilva.geral@gmail.com