A Alopécia e o Magnésio
A Alopécia
A Alopécia é a redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área de pele.
A Alopécia é muitas vezes associadas ao sexo masculino, no entanto é um problema que afecta tanto homens como mulheres embora de forma diferente.
Dr. Arthur Tykocinski, graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor do Tykocinski Medical Group, afirma que ter uma alimentação saudável, bem como usar suplementos alimentares pode ser um importante adjuvante no tratamento capilar. Além disso, na busca pela saúde e por um corpo saudável, os exercícios físicos aumentam em muito o consumo dos micronutrientes, oligoelementos e proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais fundamentais para a beleza e saúde dos cabelos. Músculos ávidos por nutrientes podem competir com o cabelo, desestabilizando esse delicado equilíbrio. Trata-se de uma situação que merece suplementação e mais atenção na dieta.
O Magnésio
O primeiro proeminente pesquisador a investigar e a promover os efeitos do magnésio foi um cirurgião francês, Professor Pierre Delbet MD. Gradualmente o Prof Delbet descobriu que o magnésio era benéfico também para o Cabelo e unhas – prevenindo desequilíbrios do couro cabeludo, entre eles a Alopécia – pois estes ficaram mais fortes e saudáveis.
De acordo com alguns especialistas, a Alopécia está directamente ligada á deficiência de Magnésio no organismo.
A Deficiência em Magnésio e a Alopécia
Uma vez que a ausência de Magnésio (ou baixos níveis do mesmo) no corpo interfere com a forma como o cálcio é distribuído pelo organismo, a Longo prazo, a deficiência de Magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes.
O Magnésio tem a acção de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao pelo.