As propriedades do kefir de água são dadas pelos compostos dos grânulos, estas são uma mistura simbiótico de várias espécies e grupos microbianos.
bactérias lácticas predominam, o mais conhecido por sua participação em produtos lácteos, como iogurte, queijo e em si kefir leite.
Eles incluem espécies tais como Lactobacillus delbrueckii, Lactobacillus kefiranofaciens, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus kefiri, Lactobacillus fermentum, Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei, Lactobacillus hilgardii, Lactobacillus lactis, Lactococcus spp, Leuconostoc spp .
Também leveduras, o mesmo que encontrado em fermentações vegetais, tais como vinho, cerveja, azeitonas ou chucrute, como Kluyveromyces spp, Debaryomyces hansenii, Cândida kefyr e anormal Dekkera, Saccharomyces cerevisiae, Torulaspora delbrueckii, Pichia fermentans ou turicensis Sacharomyces .
Finalmente, há bactérias acéticas, que se conhece como responsável para a preparação de vinagre, como a espécie favarum orientalis Acetobacter ou Acetobacter .
Estes microrganismos interagir e dependem um do outro. Inicialmente alguns deles começam a usar o meio açúcar e gerar metabólitos que os outros precisam. Estes segunda vez, também geram metabolitos eis para o primeiro.
Tal complexidade realmente não é conhecido em detalhe. Nem os diferentes passos que se seguem, não apenas a rica complexidade do produto final. O kefir água é uma bebida quase desapareceu onde o açúcar inicial, mas é colonizada por milhões de bactérias em suspensão e metabólitos enriquecidos gerados por sua ação fermentativa.
Historicamente tem sido recomendado kefir para o tratamento de várias condições, tais como problemas gastrointestinais, hipertensão, alergias e mesmo isquemia e outros problemas cardiovasculares. No entanto, os resultados do estudo científico fazer isso difícil de estabelecer um utilitário clara para estas aplicações, bem como comparações entre diferentes estudos.
As propriedades do kefir de água estão, devido a três factores: