Exemplos de ementas alimentares constítuidas por alimentação básica e biológica
Na Segunda-Feira
Ao levantar (1 h. antes do pequeno almoço) - Sumo de um limão num copo de água sem açúcar.
Pequeno Almoço
Um bom prato de laranjas se fôr no Inverno ou um bom pratos de cerejas se fôr no Verão.
Almoço
Um bom prato de salada de alface, tomate bem maduro, muita cebola e muita cenoura raspada, temperada moderadamente com sal integral, azeita e algumas gotas de limão se desejar. No final come 100 gr. de queijo branco magro com um pouco de pão integral torrado.
Jantar
Um bom prato de salada de alface, agrião e tomate bem maduro com a mistura de cenouras, beterraba vermelha, rabanetes, cebola e alho, temperada moderadamente com do mesmo modo da do almoço. No fim come 20 amendoas ou avelãs ou 6 nozes.
Obs. Se a refeição do jantar puder ser substituída por fruta da época e um bom iogurte natural, é preferível.
Na Terça-Feira
Pequeno Almoço
Uma hora antes do pequeno almoço toma-se um copo de água não tratada com 1 colher de sopa de mel puro. Ao pequeno almoço come-se um bom prato de tangerinas se fôr no Inverno ou de damascos se fôr no Verão.
Almoço
Um bom prato de salada crua mista (agrião, tomate bem maduro, alface) com as misturas habituais de rabanetes cenouras, beterrabas, alcachofra, moderadamente temperada. No fim come um ovo caseiro escalfado e uma fatia de pão integral torrado.
Jantar
Fruta da época e requeijão.
Na Quarta-feira
Pequeno Almoço
Ao levantar, 1 h. antes do pequeno almoço toma-se o sumo de 1 limão com água sem açúcar.
Depois, ao pequeno almoço come-se um bom prato de maçãs "reineta" se fôr no Inverno ou Outono ou um prato de pêssegos se fôr no Verão ou de nesperas ou morangos se fô na Primavera.
Almoço
Um bom prato de salada de couve lombarda (crespa) misturada com tomate, cenoura e beterraba vermelha, cebola, alho e rabanetes, moderadamente temperada com gotas de limão, azeite e sal integral. No fim come queijo branco magro e uma fatia de pão integral torrado.
Jantar
Um iogurte natural e um bom prato de fruta da época.
Na Quinta-feira
Ao levantar, 1 h. antes dos pequeno almoço, deve tomar-se um copo de água não tratada com 1 colher de sopa de mel puro.
Pequeno Almoço
Um bom prato de morangos ou ameixas se fôr Verão ou um bom prato de bananas ou de maçãs se fôr no Inverno.
Almoço
Um bom prato de saladas mistas e um ovo caseiro escalfado ou cozido com uma fatia de pão integral torrado.
Jantar
Um bom prato de saladas mistas e 20 amêndoas ou avelãs ou 6 nozes.
Na Sexta-feira
Uma hora antes do pequeno almoço, tomar 1 colher de sopa de mel puro diluída num copo de água não tratada.
Pequeno Almoço
Um bom prato de pêssegos ou de pêras no Verão ou um bom prato de maçãs ou de tangeras no Inverno.
Almoço
Um bom prato de salada crua, com vários legumes e raízes doces misturadas, moderadamente temperada como nos outros dias. Um fatia de pão integral e queijo branco magro.
Jantar
Um bom prato de fruta da época e um iogurte natural.
No Sábado
Ementa igual à de Quinta-feira
No Domingo
Faz-se jejum, não comendo qualquer alimento e bebendo apenas durante este dia um litro de chá depurativo adoçado com mel.
O regime exclusivo de frutas frescas da época durante todo este dia, (3 refeições ao todo) não tem tanto efeito desintoxicante e depurador, mas pode ser praticado nalguns casos com vantagens.
Observação importatnte
Este exemplos de ementas referem-se a uma alimentação básica, de alto valor biológico, sem toxinas nem inconvenientes que deve ser praticada por qualquer pessoa variando, apenas, de criança ou adolescente para adulto, a quantidade dos alimentos proteicos que nos primeiros deve ser superior.
As pessoas cujo trabalho é predominantemente físico podem incluir nas refeições do almoço e do jantar, em especial na do almoço, alimentos mais pesados como cereais integrais (especialmente o arroz), 10% de leguminosas ou 20% de feculentos e sopa de legumes mistos apenas temperada com azeite ou óleo.
As condições essenciais para poderem incluir naquelas refeições tais alimentos "pesados" são as de comer, antes deles, o prato cru de saladas mistas e de respeitar as compatibilidades químicas dos alimentos misturados na mesma refeição.
ALGUMAS INDICAÇÕES ESPECIAIS
Contra-indicações para os artríticos:
Carne e peixe, ovos, leguminosas secas ou verdes, queijo e leite animal. Alimentos mais convenientes: Frutas frescas da época, sumo de limão com mel; saladas cruas e legumes verdes cozidos. Apenas a gema do ovo cozida ou escalfada uma vez por semana para adultos e todos os dias para as crianças. Estas podem comer algumas frutas oleaginosas diariamente diariamente e dois iogurtes naturais diariamente.
Contra-indicações para colíticos:
Na colite seca devem evitar-se as farinhas refinadas e peneiradas; a carne e o peixe; os doces; a banana e a maçã; farinha de alfarroba; romã, queijo e manteiga, arroz branco polido; cacau, feijão seco, grão de bico, lentilha e toda a leguminosa
Na colite húmida são inconvenientes: leite, legumes celulósicos (de folha verde); laranja, pera, e ameixa,; queijo, manteiga, carne e peixe, condimentos, farinha integral mal ralada, grãos leguminosas, etc.
Suplementos recomendados Dalipharma: Probiótico, Magnésio, Oligoelementos,vitaminas e minerais, Detoxdali
Esta ficha é apenas informativa, não dispensando o conselho do seu médico ou técnico de saúde.
Todas as pessoas antes de tomarem um produto natural devem informar-se de que o mesmo está em consonância com o seu padrão genético (grupo sanguíneo) e, na dúvida, não tomem pois correm o risco de gastarem dinheiro e, pior que tudo, estarem a adoecer em vez de prevenirem ou tratarem.
Para qualquer esclarecimento adicional, marcação de diagnóstico RMQ,aconselhamento e envio de suplementos, contacte: Telef. +351 232 821 107 - Tlms. +351 968 690 596 - 965 372 338 ou mail: paulojsilva@dalipharma.com